A FGM está convocando artistas, grupos artísticos, instituições e produtores culturais, credenciados através do Edital Arte Todo Dia, para manifestarem interesse em participar da programação oficial de fim de ano da prefeitura do Salvador. Serão contratados até 45 artistas individuais ou grupos artísticos - com dois ou mais componentes - para apresentação única de 60 minutos, no máximo, em palcos alternativos na Barra, nos dias 2, 3 e 4 de janeiro de 2015. Serão 5 diferentes atrações em cada palco, a cada dia.

A idéia é inserir a música, a dança, o teatro, o circo e a cultura popular no espaço urbano requalificado da Barra, promovendo uma conexão interativa entre público, artistas independentes e grupos culturais. A iniciativa parte da compreensão da cidade como cenário e das ruas e esquinas como possíveis palcos onde, não apenas artistas, mas também o cidadão comum transita e habita. Será um grande encontro dos artistas com o público na rua, nas calçadas, nas esquinas, convertidos em caminhos que se abrem para dar lugar à arte.

A diversidade cultural de Salvador será a tônica da programação. Música instrumental, rock, pop, reggae, samba, rap, axé, performances teatrais, coreográficas, circenses e o colorido da cultura popular se revezarão nos palcos, durante três dias do ano novo na Barra.

A comunicação que a arte na rua estabelece com o público, quando artistas dialogam com transeuntes, é de uma franqueza e espontaneidade raramente conferidas a outra forma de fazer arte. Os artistas misturam-se ao povo, pegando-o por duas das necessidades básicas do ser humano, a formação cultural e o divertimento.

A arte na rua cumpre um papel de grande relevância cultural, porque conecta artistas às pessoas simples das cidades, transformando a vida cotidiana, provocando encontros que resultam em inovadoras e criativas paisagens urbanas.