O Clipeteca é um projeto que busca reunir informações sobre a produção de videoclipes na Bahia. Pensado inicialmente como um Trabalho de Conclusão do Curso da produtora Flávia Santana, ganhou uma dimensão maior ao conseguir o patrocínio da Prefeitura de Salvador através do Edital Arte em Toda Parte promovido pela Fundação Gregório de Matos.

O objetivo principal do site é a tentativa de cumprir um papel de construção de memória da produção local através do mapeamento de clipes produzidos no estado, de diferentes gêneros musicais, épocas e linguagens.

Além disso, o projeto tenta fornecer ferramentas e informações úteis para quem pretende produzir conteúdos audiovisuais voltados para a música. Nesse sentido foi construída uma rede de contatos de profissionais que trabalhem na área e disponibilizados alguns documentos importantes para uso da produção e da equipe técnica.

Através do patrocínio, o projeto conseguiu também viabilizar e acompanhar todas as etapas de criação e produção de videoclipes de músicas de três artistas locais: a cantora nana e as bandas Falsos Modernos e Toco y me Voy. Os três processos serão registrados no Diário de Bordo, parte do site dedicada especialmente aos relatos dessas experiências.

A relevância desse projeto tem relação direta com a importância que o videoclipe assume na divulgação de trabalhos musicais. Popularizado a partir da década de 80, tornou-se um dos principais "cartões de visita" de artistas e bandas, principalmente no contexto do cenário independente. Na Bahia, é possível identificar uma crescente produção de baixo orçamento que alcança altos índices de popularidade e traz à tona uma grande variedade de artistas.

O lançamento do site acontecerá no dia 11/06, próxima quarta-feira, às 20h na Commons Studio Bar. Além da exibição inédita dos três clipes produzidos, o evento terá shows dos três artistas e discotecagem do DJ Camilo Fróes.